01/04/2019   Infraestrutura

Produtos de origem animal e vegetal de Campina Grande do Sul poderão ser enquadrados em sistema de inspeção federal

Medida prevê autonomia para que produtores possam comercializar seus itens em outros estados, além do Paraná

Produtores de vários gêneros alimentícios de Campina Grande do Sul poderão ter a comercialização de seus itens inspecionada e certificada para a venda em outros estados, além do Paraná. Durante recente reunião entre o chefe do núcleo regional da Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento em Curitiba, João Carlos Rocha Almeida, diretor de Meio Ambiente da Prefeitura de Campina Grande do Sul, Renato Machado Newton e o Chefe de Gabinete da Prefeitura, Frederico Bernardi, ficou acordado que o município passará a contar com apoio técnico do Estado.

Além de aumentar o potencial produtivo, o projeto deve ajudar a fortalecer a produção e a venda de várias culturas na região, seja de origem animal ou vegetal. “A ideia é orientar o município para que os produtores locais sigam padrões rigorosos de inspeção sanitária”, salientou João Carlos Rocha Almeida.

Segundo Renato Machado Newton (Machadinho), só de pensar que os produtos de origem campinense possam ser revendidos em prateleiras de estabelecimentos de outros estados brasileiros é algo digno de comemoração. “Um passo muito importante. Se pudermos levar o que é cultivado nas terras de Campina a outras cidades do Paraná, já nos anima. Se formos além das divisas do estado, melhor ainda”, comenta.

SUASA e SISBI

A ideia, segundo explicou João Carlos Rocha Almeida, é enquadrar Campina Grande do Sul nos padrões do SUASA - Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária. O sistema de inspeção federal criado em 2014, prevê o controle sanitário dos animais e vegetais, além da procedência quanto às condições de segurança e higiene dos produtos finais destinados ao consumo.

Fazem parte do SUASA quatro sub-sistemas brasileiros de inspeção e fiscalização:

·         Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal – SISBI-POA

·         Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal – SISBI-POV

·         Sistema Brasileiro de Inspeção de Insumos Agrícolas

·         Sistema Brasileiro de Inspeção de Insumos Pecuários