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07/02/2022   Educação  

Semana Pedagógica levou conhecimento e debates para a área da Educação

Após quatro dias de extensa programação que inclui debates, cursos e palestras, encerrou na última sexta-feira (04/02), em Campina Grande do Sul, a Semana Pedagógica da Educação. A Formação Continuada foi voltada aos profissionais de Educação. Os eventos ocorreram no Teatro Municipal (abertura), na Escola Municipal Augusto Staben e no CMEI Dilacir da Rocha Lima.

Segundo a secretária municipal de Educação, Simone Millek, “a Semana Pedagógica 2022 foi um momento especial para toda a equipe da Educação. Um evento que reavivou a esperança de um retorno a “normalidade” das aulas presenciais. Acredita-se que os principais destaques desta formação foi a volta ao formato presencial, proporcionando integração e trocas e de experiências, com oficinas dinâmicas de extrema relevância para a retomada a prática pedagógica”, comentou. 

Segundo ela, essa Formação Continuada teve o objetivo de promover reflexões sobre a prática educativa neste momento pós- pandêmico, ao qual se impõe grandes desafios e novas demandas no campo da aprendizagem.
“Os palestrantes compartilharam conhecimentos a partir de exemplos práticos, com atividades de fácil execução, considerando a faixa etária das crianças e os anos de aprendizagem e contribuindo para a educação no nosso município”, disse Simone.
A secretária também destacou as oficinas de educação física nas quais os professores aprenderam sobre a avaliação motora utilizando de um protocolo específico. Também viram na prática, como aplicar jogos diferenciados que estimulam o raciocínio lógico dos educandos e contribuem com as práticas de alfabetização e matemática.

Outro ponto a ser destacado foi o aprofundamento acerca das questões relacionadas ao desenvolvimento e a aprendizagem da criança com deficiência, atendendo as principais demandas do município hoje. 

Destacamos aqui as palestras com temáticas voltadas ao TEA – Transtorno do Espectro Autista, Comunicação Alternativa e Autismo, Deficiência neuromotora e ainda a música e a brincadeira no desenvolvimento da criança com deficiência, e no seu acolhimento socioemocional. 
“Os objetivos da Semana Pedagógica foram atingidos, pois possibilitou subsidiar os profissionais da educação, instigando-os a pensarem e desenvolverem estratégias de ensino aprendizagem, por meio de discussões pautadas em temas emergentes e essenciais ao cotidiano da sala de aula, fundamentando-os para o planejamento do ano letivo”, concluiu.

Fotos: Diego Tiller/PMCGS



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