11/11/2021   Saúde

Secretaria Municipal de Saúde realiza Campanha de combate à Dengue

Com a retorno dos períodos recorrentes de chuvas, a Prefeitura de Campina Grande do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza em todos os bairros ações de combate ao Aedes Aegypt, mosquito transmissor dos vírus da Dengue, Febre Amarela Urbana, Zika e Chikungunya.

Durante esta semana a Campanha do Dia “D” Contra a Dengue, buscou conscientizar a população para a prevenção e controle da doença e da proliferação dos vírus no município.

Os agentes de combate de endemias do Departamento de Vigilância em Saúde (Visa), distribuíram folders e cartazes educativos nos comércios, alertando aos donos dos estabelecimentos sobre as medidas de prevenção, objetivando a eliminação dos focos do agente transmissor da doença, que cresce assustadoramente.

Além dos comércios, a equipe da Visa, realizou visitas técnicas em todas as unidades de saúde do município, para atualizar as informações aos profissionais.

Na última quarta-feira (10), aconteceu uma blitz educativa na PR 506 (Rodovia do Caqui) em frente ao prédio da Secretaria de Ordem Pública e Segurança, onde foi realizado uma abordagem aos motoristas informando quais os cuidados necessários com a limpeza e conservação dos imóveis para inibir a chegada do mosquito.

O combate ao mosquito começa em casa. A população deve fazer sua parte evitando deixar recipientes descobertos com água parada dentro e fora das residências.

Confira as principais medidas de combate:

• Manter bem tampados caixas d’água, ralos, e barris;

• Lavar semanalmente com água e sabão tanques utilizados para armazenar água;

• Remover galhos e folhas de calhas;

• Não deixar água acumulada sobre a laje;

• Encher pratinhos de vasos com areia até a borda ou lavá-los uma vez por semana;

• Colocar lixo em lixeiras fechadas;

• Manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo;

• Manter pneus em locais cobertos;

• Fazer sempre a manutenção de piscinas;

• Colocar areia nos cacos de vidro de muros ou cimento;

• Vasos sanitários externos devem ser tampados e verificados semanalmente;

• Lonas para cobrir materiais de construção devem estar sempre bem esticadas para não acumular água;

• Fazer a limpeza do quintal.

A Secretaria de Saúde continuará com as ações de prevenção no combate à Dengue.